Como obter sucesso profissional: Planejamento de Carreira é o primeiro pilar

 Gilvan Silva – Diretor Executivo da Valorizarte

Alguns dizem que “o sucesso na carreira depende da sorte”. Eu não acredito nisso. Por experiência própria, descobri que essa frase de Thomas Edison retrata perfeitamente a realidade: “Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”. Assim, o planejamento é também peça fundamental quando diz respeito ao sucesso na carreira profissional.

Nos processos de Coaching e Mentoring de carreira que conduzo, é muito comum encontrar profissionais que não têm um objetivo profissional bem definido e deixam a carreira acontecer livremente, sempre contando com a sorte. Mas à medida que percebem a importância de definir aonde querem chegar na jornada profissional, abrem-se à oportunidade de buscar a estratégia para alcançar o objetivo de carreira.

Os passos para construção de um bom Planejamento de Carreira são:

  1. Identifique seu grande sonho. É o seu grande desejo. O que te move a buscar melhores condições de trabalho ou um melhor salário? Pode ser, por exemplo: ter a casa própria; morar em um condomínio; ter condições de reservar mensalmente uma boa quantia para aposentadoria privada; fazer uma grande viagem pelo mundo ou até mesmo ter uma boa reserva financeira.
  1. Defina seu objetivo de carreira. Qual cargo ou posição hierárquica na organização você precisa alcançar de forma a ter condições financeiras suficientes para realizar seu sonho?
  1. Identifique suas metas de carreira. Ao ter seu objetivo definido, identifique três metas para alcançá-lo.
  1. Detalhe as atividades necessárias para o alcance das metas de carreira. O que você precisa fazer, a partir de agora, para que suas metas sejam alcançadas?

A tela abaixo é um exemplo de construção de um Plano de Carreira, iniciando com a identificação do sonho e finalizando com o detalhamento das atividades que irão conduzir-lhe ao alcance de suas metas de carreira.

Planejamento de Carreira

É claro que todo plano está sujeito a mudanças de rota. Caso isso aconteça, busque fazer as adaptações necessárias na sua estratégia, mas não perca de vista o seu grande objetivo: o alcance de seus sonhos.

Planejamento é um grande passo para que se tenha sucesso na vida profissional, mas não é o único. Em todas as profissões, nichos de mercado e organizações, quatro pilares são imprescindíveis para que se alcance “um lugar ao sol”, quando se diz respeito ao desenvolvimento de carreira:

  1. Planejamento de Carreira;
  2. Autoconhecimento;
  3. Desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais;
  4. Visibilidade e rede de relacionamento.

Nos próximos artigos, detalharemos cada um dos passos acima. Atente-se para minhas redes sociais:

 

Site: www.valorizarte.com.br

Instagram: @gilvansilva.valorizarte

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gilvan-silva/

Facebook: https://www.facebook.com/gilvan.silva.valorizarte/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-ybIC5Sd9mb8DHH5Q7vc7w?view_as=subscriber